02 fevereiro, 2008

Vamos lá ter calminha


Sejamos justos, ir ao supermercado em Berlim não é muito diferente de ir ao supermercado em Lisboa. Mas se há coisa à qual não há maneira de me habituar é ao stress que fervilha na zona das caixas.
Primeiro, ao esperar na fila, o cliente tem a obrigação de bufar a cada 15 segundos, de encostar o carro das compras ao rabo do cliente que está à sua frente, bem como de controlar pelo relógio o tempo que cada cliente demora a abrir a carteira.
Depois de colocadas as compras no tapete, é uma questão de segundos até estarem amontoadas lá ao fundo e os clientes que estão atrás de nós começarem, por sua vez, a bufar, a entalarem-se uns aos outros na fila, e a vigiarem os relógios.
Qualquer dia ainda deixo de pagar com cartão: o meu nome Portugiesisch é tão comprido para eles que chego a correr risco de vida ao rabiscá-lo no talão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Por vezes em Portugal, nomeadamente naqueles supermercados pequenos (tipo Mini-Preço) acho que acontece o mesmo, as pessoas começam a dar encontrões e empurrar os outros.
Mas efectivamente em Berlim a "fase" final das compras é uma aventura, as pessoas ficam stressadas e as pessoas que estão à caixa ainda pior (é por isso que nem um «Hello» raramente existe).